O especial de hoje é sobre um estilo de filme que eu amo (e muito): MUSICAIS! Estava sem ideias e sem tempo para preparar algo mais elaborado, por isso falo de apenas 3 musicais no especial, aqueles que me marcaram e estão na lista de favoritos.

Definição: Filme musical é um gênero de filme, no qual a narrativa se apoia sobre uma sequência de canções e músicas coreografadas, predominante ou exclusivamente.

Os musicais existem desde Grécia Antiga, quando artistas faziam colaborações entre teatro e música, e no final do século XVI, em Florença (Itália) surgiu um tipo de encenação e canto que deu origem à ópera. Demorou muito mais tempo para que os musicais saíssem do teatro e fossem para as telas de cinema, ainda mais porque, no início, o cinema era mudo. Mas a Broadway é famosíssima pelos seus teatros e as superproduções musicais exibidas neles.

Depois da II Guerra Mundial, inicia-se a Era de Ouro dos Musicais. Nessa “era” surgiram os maiores clássicos do gênero: My Fair Lady (Minha Bela Dama, com a inesquecível Audrey Hepburn), West Side Story (Amor, Sublime Amor) e Mary Poppins, A Noviça Rebelde e Cantando na Chuva!

Desde então, os musicais se tornaram cada vez mais populares e eu não poderia deixar de citar Elvis Presley (sim, o Rei do Rock!) que pode ser considerado um dos maiores nomes do gênero, tendo participado de ótimos musicais como Viva Las Vegas (Amor a Toda Velocidade), King Creole (Balada Sangrenta) e Fun In Acapulco (O Seresteiro de Acapulco).

E agora os três musicais que eu mais gosto: Moulin Rouge, Dirty Dancing e Grease!

Sinopse: Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Música preferida: Come What May

Lançado nos cinemas em 2001 e com a bilheteria média de $179 milhões, Moulin Rouge é um verdadeiro romance épico. Me apaixonei pelo filme à primeira vista, afinal; um romance musical que se passa na França do século XIX e ainda com Nicole Kidman e Ewan McGregor como protagonistas? O filme já é perfeito por essa descrição. A trilha sonora é impecável, com músicas como Lady Marmalade – que chegou ao 1° lugar da Billboard –, Your Song, Come What May, The Show Must Go On e Like a Virgin, de Madonna.

A história de amor proibido de Christian e Satine conquistou além de muitos fãs, 8 indicações ao Oscar, inclusive o de Melhor Filme, sendo então o primeiro musical em 23 anos a ser indicado para tal categoria. 2 prêmios foram levados para casa.

Dirty Dancing

Sinopse: Frances Houseman, conhecida como Baby, está passando férias com a família num resort. Um dia ela descobre um lugar onde os funcionários do hotel dançam, e acaba se apaixonando por Johnny, o instrutor de dança. Quando a parceira de dança de Johnny fica grávida, pede para Baby dançar em seu lugar. Mas o pai de Baby não aprova, pois considera Johnny irresponsável.

Música preferida: (I’ve Had) The Time of My Life

Filme de 1987, com Patrick Swayze e Jennifer Grey como protagonistas. Eu conheci Dirty Dancing quando minha mãe – fã louca do filme e do Patrick – comprou o DVD e me fez assistir com ela. O resultado não poderia ser diferente: AMEI! Dirty Dancing é emocionante, e Patrick interpreta Johnny tão perfeitamente que faz você se apaixonar. Patrick fez de Dirty Dancing um filme inesquecível e espero que ele esteja descansando em paz.

A trilha sonora também é maravilhosa, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro pela música “(I’ve Had) The Time of My Life” e as outras como Be My Baby, Big Girls Don’t Cry, Johnny’s Mambo e She’s Like The Wind, são para fazer qualquer dançar!

Grease

Sinopse: É um musical passado na Califórnia, no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a história de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam pois ela viajará. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise.

Tem como não gostar de Grease?! É um clássico musical dos anos 70 e se você ainda não viu, com certeza já ouviu falar. Grease é fofo, romântico, divertido, é perfeito! Com $394 milhões de bilheteria, é considerado o musical de maior sucesso (apesar de Mamma Mia ter superado tal valor). Foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original mas infelizmente não levou o prêmio.

Todas as músicas de Grease são espetaculares, dá vontade de sair cantando por aí, principalmente no colégio (eu por exemplo, quase fiz isso). You’re the One That I Want é praticamente um hino! E ainda há varias outras imperdíveis: Hopelessly Devoted to You, Rock n’ Roll is Here to Stay, Look at Me, I’m Sandra Dee, We Go Together e Grease.

Se ainda não viu algum desses filmes, veja agora! E ouça as músicas também. Até o próximo especial!

Anúncios