Escrevi este post há bastante tempo e até agora não o havia postado porque estava criando uma categoria para ele, algo diferente. Então, apresento a vocês “Os Especiais”.

Titanic é um filme de 1997, nunca conheci alguém que não tivesse visto. É um dos meus filmes preferidos e o considero um clássico por vários motivos que vou citar aqui.

O RMS Titanic foi um navio transatlântico construído na Irlanda do Norte e lançado em 31 de maio de 1911. Sua viagem inaugural foi em 10 de abril de 1912 e até então ele foi o maior navio de passageiros do mundo. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente chamado como “inafundável”. Na noite de 14 de abril chocou-se com um iceberg e afundou quase 2h4omin depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912.

Aprenderam um pouco mais? Então voltaremos para o assunto principal: o filme.

Obviamente, o filme não faz uma representação idêntica da tragédia, mas desenvolve um romance em meio a ela. Jack e Rose se conhecem na proa do navio, quando ela tenta se suicidar. Depois, os dois criam uma “amizade” que logo vira um romance. Enquanto Rose é noiva, rica e sua mãe não é nada amigável, Jack é pobre, porém livre e seu modo de viver a encanta.

Titanic é o filme com maior número de indicações ao Oscar. São 14 indicações e 11 prêmios mais que merecidos, que fazem dele o filme mais premiado também, ao lado de Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei e Ben-Hur. Também tem: 8 indicações ao Globo de Ouro e 4 prêmios, e um Grammy pela música My Heart Will Go On, de Celine Dion (que também ganhou o Oscar de melhor canção). Ainda que criticado por alguns erros, e pelo romance de Jack e Rose ter mais destaque que a tragédia em si – fato que eu acho injusto, afinal, não é o único filme sobre o Titanic, o diferencial é justamente o romance clássico de uma jovem rica e um rapaz pobre, ambientado em um navio que seria lembrado para sempre por causa de seu trágico fim.

I’m the king of the world!

Titanic tirou o até então líder, Jurassic Park, do 1° lugar na lista de maiores bilheterias da história e permaneceu em 1° por quase 13 anos, com $1,843,201,26 em bilheteria, até em 2010, Avatar superar essa marca.

T5

Jack e Rose estão cuspindo para os Na’vi!

O romance de Jack e Rose é tão doce e agradável de se ver, que não enjoa, é divertido e forte, como um bom romance deve ser. Além das ótimas atuações de Leo e Kate, Titanic nos proporcionou cenas inesquecíveis, afinal, quem nunca quis fazer isto?
T6

E isto:

E principalmente, a cena clássica:

Depois dessas cenas inesquecíveis, o navio está chegando cada vez mais perto do iceberg, mas ainda faltam algumas horas, que Jack e Rose aproveitaram muito bem…

O Coração do Oceano

Depois eles saem explorando o navio, fugindo de Lovejoy – que os perseguiu a mando de Caledon, o noivo de Rose – e o filme nos apresenta uma sequência de cenas engraçadas e fortes, como a de Rose e Jack fazendo amor.

Só uma palavra: HOT!

E agora acabaram nossos momentos felizes. Preparem-se para (morrer) de chorar! Jack e Rose estão na proa do navio quando, este, bate no iceberg e a água começa a invadir os compartimentos inferiores. É realmente triste ver o desenvolvimento do naufrágio e o desespero das pessoas quando recebem a notícia de que o “navio inafundável”, irá afundar. Sintam o desespero: Não havia botes suficientes para todas as pessoas e aquelas da 1° classe receberam privilégio. Ou seja, se você é pobre, é menos importante que os ricos, então pode morrer! Pode parecer um pensamento horrível mas acho que é exatamente isso que eles pensavam. Depois que acabaram os botes, não havia mais nada para fazer. A água estava tão gelada que matava de hipotermia em mais ou menos 20min. E ainda haviam os destroços do navio, que esmagavam quem estivesse embaixo. Imagine agora, como deve ser a sensação de saber que você vai morrer. A esperança de que talvez, só talvez, você consiga sobreviver para contar história. De 1.524 pessoas que estavam na água, somente 6 foram salvas.

Nessa hora a Garota Infernal já acabou com a caixa de lenços de papel.

E é nessa parte do filme que temos a cena mais triste, aquela que me faz chorar ainda mais, aquela em que meus olhos ficam inchados e vermelhos:

Só depois de ver várias vezes, é que fui aceitar a morte do Jack. Titanic é um filme que tem de tudo, é completo, e a morte do Jack fez do filme, um verdadeiro épico. Finais felizes são para poucos, afinal. Mas esperem, ainda não terminei. Não podia deixar de acrescentar a este post, um dos momentos mais lindos do filme:

E para aqueles fãs da tecnologia de Avatar, que adoram relembrar quem está em 1° lugar, Lovejoy manda:

Só 3 Oscar? Que pena!

PS: Não tenho NADA contra Avatar, apenas acho que toda a fascinação pelos seres azuis é desnecessária.

Anúncios